Chaos Computer Club divulga impressões digitais de autoridades e ensina como usá-las

por Jorge Machado

O Chaos Computer Club, uma das maiores e mais influentes organizações hackers, publicou a impressão digital do Ministro do Interior Wolfgang Schäuble. Ela foi obtida a partir do copo em Schäuble bebia, "roubado" em um evento oficial.

O ministro Schäuble é o principal reponsável pela nova lei alemã que permite ao Estado espionar a vida dos cidadãos através do acesso aos dados de ligações telefônicas e e-mails enviados e que inclusive obriga os provedores de acesso a fornecer as senhas dos usuários às agências de segurança.

Com a publicação da impressão digital de uma pessoa pública o CCC quer chamar a atenção aos cidadãos sobre o os riscos do uso de impressões biométricas para "promover a segurança" – e que farão parte de todos os passaportes alemães.

Com a publicação da digital, o CCC quer mostrar que o armazenamento de dados biométricos por si não são seguros. O CCC publicou também como se pode fazer uma cópia da impressão digital, por exemplo, do ministro Schäuble, e colar ela no próprio dedo e enganar os leitores de impressão digital.

O Chaos Computer Club afirma que em breve vai divulgar as impressões digitais da primeira ministra Angela Merkel, de Otto Schily (ex-ministro do Interior), Günther Beckstein (ministro presidente de Bavária) e Jörg Ziercke, Presidente do Serviço Criminal Federal. Todos eles, políticos que defendem, em nome do combate ao terrorismo, mecanismos de controle que violam a privacidade dos cidadãos e que estão transformando a Alemanha em um grande "Big Brother".

 

Página do CCC ensinando a técnica em alemão. 

This entry was posted in Democratização da Comunicação e da Cultura. Bookmark the permalink.