por Jorge Machado
O ministro Schäuble é o principal reponsável pela nova lei alemã que permite ao Estado espionar a vida dos cidadãos através do acesso aos dados de ligações telefônicas e e-mails enviados e que inclusive obriga os provedores de acesso a fornecer as senhas dos usuários às agências de segurança.
Com a publicação da impressão digital de uma pessoa pública o CCC quer chamar a atenção aos cidadãos sobre o os riscos do uso de impressões biométricas para "promover a segurança" – e que farão parte de todos os passaportes alemães.
Com a publicação da digital, o CCC quer mostrar que o armazenamento de dados biométricos por si não são seguros. O CCC publicou também como se pode fazer uma cópia da impressão digital, por exemplo, do ministro Schäuble, e colar ela no próprio dedo e enganar os leitores de impressão digital.
O Chaos Computer Club afirma que em breve vai divulgar as impressões digitais da primeira ministra Angela Merkel, de Otto Schily (ex-ministro do Interior), Günther Beckstein (ministro presidente de Bavária) e Jörg Ziercke, Presidente do Serviço Criminal Federal. Todos eles, políticos que defendem, em nome do combate ao terrorismo, mecanismos de controle que violam a privacidade dos cidadãos e que estão transformando a Alemanha em um grande "Big Brother".