O sucesso da Blackwater

Retirado do site "Oriente Médio Vivo". 

 
Com a série de crimes, acusações e investigações protegidas pela administração Bush, seria normal que a “contratada de segurança” Blackwater sofresse com a sua imagem corporativa. Entretanto, muito pelo contrário, o que ficou claro é que a principal empresa de mercenários no Iraque cumpriu perfeitamente o seu trabalho, conforme o designado pelo governo dos Estados Unidos. Com novo nome e nova logomarca, a milícia está pronta para novos desafios.

A Blackwater emprega a maioria dos mais de 18 mil mercenários que agem ao lado das forças de ocupação no Iraque, contratados para “fazer o trabalho sujo” no país. Devido à sua imunidade legal, os mercenários cumprem as missões criminosas, como execuções de suspeitos e explodir alvos controversos – como a mesquita xiita de Samarra, que deu início à “guerra sectária”. De acordo com fontes iraquianas, muitos dos tiroteios em áreas civis, sunitas e xiitas, foram iniciados pela própria Blackwater. Antes do fim de 2007, a empresa teve seu contrato renovado com a administração Bush, ao assinar novos contratos federais.

Com a renovação do contrato, veio também a renovação da empresa. A Blackwater USA (como era o nome original) se transformou em Blackwater Worldwide, mudança que marca o sucesso corporativo do negócio. A ameaçadora logomarca original – uma pata de urso estilizada com uma mira de arma sobreposta – se transformou em uma pata de urso menos agressiva dentro de dois semi-ovais vermelhos, revelando a idéia de um globo terrestre, como o novo nome apresenta – Worldwide –, que se assemelha ao da logomarca da ONU. Ironicamente, em seu novo website, a empresa se classifica como “guiada por integridade, inovação e um desejo de um mundo mais seguro”.

Como o novo nome e logo indicam, a Blackwater não mais apenas tem a intenção de “proteger os Estados Unidos”, mas também todo o mundo. Entre os novos projetos federais da empresa estão a criação de uma subempresa intitulada Greystone, registrada em Barbados, que oferece, em suas próprias palavras, “pessoal dos melhores exércitos de todo o mundo”; a Prince’s Total Intelligence Solutions, dirigida por 3 veteranos da CIA, que oferece serviços como os realizados pela CIA para corporações e governos; um serviço de aviação da Blackwater, que conta hoje com mais de 40 aeronaves, destinado a operações de pouso em locais de difícil acesso (recentemente, o Brasil vendeu meia dúzia de Embraer EMB-314 Super Tucanos à Blackwater). Como ficou claro, a empresa de mercenários se consolidou como parte do governo estadunidense – o seu braço paramilitar.

Segundo o mais recente relatório oficial do governo estadunidense sobre a Blackwater, “a empresa de serviços de segurança esteve envolvida em pelo menos 195 tiroteios no Iraque desde 2005”. Em cerca de 80% desses casos, “a Blackwater abriu fogo antes de ser atacada”. Apesar disso, não há qualquer acusação formal contra a empresa sobre nenhum desses casos. Ainda em 2004, o Pentágono ficou em uma posição delicada quando vídeos publicados pela Resistência Iraquiana mostraram quatro mercenários mortos (contratados pela Blackwater), após estarem infiltrados em bairros xiitas de Bagdá. Outros contratados pela empresa foram detidos por forças iraquianas quando realizavam “operações de risco” em áreas não cobertas pela Blackwater, sendo mais tarde libertados por pressão dos Estados Unidos.

O sucesso corporativo da Blackwater deixou claro que, na era da globalização, as guerras se tornaram apenas mais uma indústria a ser explorada. Os crimes e escândalos causados pela organização não impediu o seu progresso financeiro – pelo contrário, o contrato foi renovado com o Pentágono, como se tivessem passado no primeiro grande teste. Com a nova Blackwater, considerada a mais radical privatização na história dos Estados Unidos, em que mercenários se tornaram oficialmente parte do aparato de guerra do governo, abre-se um novo capítulo da política de guerra do país. Enquanto esse sistema não for derrubado, o mundo é o limite para a Blackwater Worldwide – e, como as mudanças mostram, eles sabem disso.

Por Humam al-Hamzah

Oriente Médio Vivo

www.orientemediovivo.com.br

This entry was posted in Imperialismo / Império. Bookmark the permalink.