Chávez e o socialismo cristão

Nessa quinta, dia 29, vi duas fotos sobre a Venezuela que me deixaram preocupado. As duas fazem referência à um socialismo cristão aonde Chávez aparece como uma espécie de messias. Como todos sabem simpatizo com alguns aspectos do processo revolucionário bolivariano, mas o caráter messiânico que Chávez tem entre a população é algo extremamente preocupante.

Ser reconhecido como um messias é poder demais nas mãos de uma pessoa. Além disso, Hugo Chávez não é exatamente um exemplo de homem santo: extremamente virulento na sua fala, nem um pouco sereno e conhecido por se meter em confusões internacionais à toa, como foi o caso de sua discussão com o rei da Espanha na ultima cúpula Ibero-americana.

Quando estive na Venezuela percebi muito bem esse caráter messiânico. Conheci umas cinco pessoas que acreditam que Chávez é a reencarnação de Simon Bolívar, sendo que uma dessas pessoas é professora universitária.

O que eu conheço do socialismo cristão do Tolstoi ou da Teologia da Libertação não tem espaço para líderes messiânicos ou culto à personalidade. É como se o conceito de socialismo cristão estivesse sendo deturpado e vulgarizado em detrimento de um projeto de poder personalista. Bom, no momento não tenho muito mais o que falar e deixarei pra desenvolver essa crítica ao messianismo chavista em outro post. Por enquanto deixo os leitores comentarem as fotos.

Homem passa por imagem de ‘A Última Ceia’ com novos personagens, com
exceção de Jesus Cristo, pintada em Caracas, na Venezuela; Hugo Chávez
está sentado bem à direita da foto. Também aparecem Mao, Fidel Castro,
Marx, Lenin, Simon Bolívar, entre outros (Foto: Rodrigo Arangua/AFP)
 
 

 

This entry was posted in Espiritualidade e liberdade religiosa. Bookmark the permalink.

2 Responses to Chávez e o socialismo cristão

  1. .
    .
    .
    também fico preocupada. não pq socialismo e cristianismo estejam sendo linkados, mas pq isso está sendo feito em nome de um projeto nacional-desenvolvimentista, burguês, de conciliação de classes. para os cristãos não é nenhuma novidade a perpectiva de uma sociedade de iguais. que quisermos podemos ir até a bíblia e ler lá que, nos primeiros séculos, os cristãos se organizavam em comunidades horizontais em que tudo era comum. o socialismo não é nenhuma problema de princípio para nós, cristãos. é claro que as experiências de nossa época não nos são muito favoráveis; houve sim (e ainda há) perseguição religiosa por parte dos governos ditatoriais ditos socialistas, especialmente de tradição stalinista. mas. uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  2. Alexnadre Core says:

    Preocupado? Eu fiquei com nojo dessa cena. O que assassinos e gente que incentivava o assassinato fazem ao lado do Grande Mestre? Socialismo e Cristão são duas palavras que não poderiam jamais estar juntas. O Socialismo foi responsável por perseguir e assassinar milhões de cristãos ao redor do mundo.

Comments are closed.