Comandante Che Guevara

Che GuevaraPois é, dia 09 de outubro completará 40 anos que a CIA assassinou Che Guevara nas selvas bolivianas. Prevendo uma avalanche de homenagens, reportagens e outras iniciativas que lembrem um dos mais significativos revolucionários da história a revista Veja (um dos partidos midiáticos da direita brasileira) publicou uma mega-reportagem com sua análise sobre o comandante, chamando toda a obra de  sua vida de "farsa" e taxando-o de "assassino".

Bom, não acho que ele tenha sido perfeito haja visto que era um ser humano, mas chamar o Che de assassino, na minha opinião, é totalmente equivocado. Eu não gosto de mortes, mas não sei de nenhuma guerra ou revolução que tenha acontecido sem sangue. Mesmo a tão propagandeada campanha pela libertação da Índia, liderada pelo pacifista Gandhi, teve mortes de ambos os lados.

Não ficarei aqui defendendo o comandante dos ataques da direita, sei que pessoas melhores já estão fazendo isso por mim. Quero apenas prestar minha singela homenagem ao Che.

Tenho consciência de muitos defeitos do homem Che Guevara, mas não posso negar que a imagem e a história dele foram fundamentais na minha inspiração política. Em diversos momentos difíceis da minha militância (e mesmo da minha vida pessoal) o exemplo de coragem, determinação e compaixão do Che foram fundamentais pra que eu não virasse mais um jovem lobotomizado pela mídia e pelo estilo de vida tosco movido a alienação, baladas enlatadas e vícios.

Até hoje me inspiro no exemplo de Che Guevara e agora, prestes a completar 40 anos de sua morte, fico feliz em constatar que seu exemplo não foi esquecido; e que não será uma reportagem no maior folhetim da direita brasileira que apagará seu legado revolucionário no coração da juventude digna e rebelde da América Latina.

Segue alguns vídeos em homenagem ao comandante. Peço especial atenção ao segundo, um Hip Hop feito por jovens cubanos. O ultimo é uma versão "pop" de Hasta Siempre.

This entry was posted in Ideologia. Bookmark the permalink.

One Response to Comandante Che Guevara

  1. Belas palavras.
    Che Guevara deveria ser o exemplo de vida para todos, principalmente, para nós brasileiros, que vivemos no meio de tanta desigualdade.
    Parabéns pelo texto.

Comments are closed.