As contradições entre a necessidade de crescimento e a sustentabilidade socioambiental são o tema do seminário “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, organizado pela Escola da Cidadania do Instituto Pólis. O objetivo do evento é analisar as recentes políticas de estímulo ao crescimento econômico a partir do olhar dos movimentos sociais e levantar as alternativas e agendas pensadas por esses atores coletivos, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por e-mail ou por telefone. As discussões acontecem nos dias 29 e 30 de outubro. Os temas que serão analisados no seminário são desenvolvimento industrial e sustentabilidade; o modelo de produção agroexportador e o direito à alimentação; a produção de moradias e a sustentabilidade urbana e a produção de energia e a sustentabilidade ambiental (leia abaixo a programação completa).
Esse é o segundo seminário de um ciclo de iniciado em setembro. O primeiro evento enfatizou as relações entre políticas públicas, Estado e desenvolvimento. O foco foi na questão dos modelos de desenvolvimento que estão por trás dos sistemas de políticas do SUS (Sistema Único de Saúde), SUAS (Sistema Único da Assistência Social), Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Cidade – e em que medida esses sistemas podem contribuir para um desenvolvimento com eqüidade e sustentabilidade. “Desenvolvimento e Sustentabilidade” parte do contexto atual de crise econômica mundial, que ensejou a implementação de políticas governamentais anticrise para buscar a retomada do crescimento, com destinação de recursos públicos às corporações privadas.
No Brasil, essas políticas aconteceram por meio de medidas de estímulo à produção, como em reduções de impostos à indústria automobilística, de eletrodomésticos, nas exportações de commodities como o ferro, o etanol, os grãos, e na produção massiva de moradias. Ainda na perspectiva do crescimento estão as políticas de incentivo à produção do biodiesel e a exploração das recém descobertas bacias petrolíferas no pré-sal. Além do Instituto Pólis, apóiam a organização do evento o Instituto de Estudos Sócio-econômicos (Inesc), a Associação Brasileira de Organizações Não governamentais (Abong), a Fundação Friedrich Ebert (FES), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central de Movimentos Populares (CMP), a União Nacional por Moradia Popular (UNMP), a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a União dos Movimentos Populares de Saúde (UMPS), o Fórum de Assistência Social de São Paulo (FAS) e o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
*Data:* 29 e 30 de outubro de 2009 *Horário:* 29/10: 18h30 às 21h30; 30/10: 9h às 19h *Local:* Instituto Pólis *Endereço:* r. Araújo, 124, República, São Paulo (próx. à estação República do metrô) *Inscrições:* por e-mail - escoladacidadania@polis.org.br ou pelo telefone (11) 2174-6805 (com Renato, das 14h às 18h, até a semana anterior ao seminário)