França e Inglaterra abrem seus arquivos secretos sobre UFOs. E o Brasil?

Comentário do Taka 
 
Antes de escrever sobre a abertura dos arquivos secretos da França e da Inglaterra quero mencionar algumas coisas sobre essa seção do meu blog. Tenho recebido emails de amigos, ativistas ou não, com as mais diversas opiniões. Também tenho ouvido sugestões ao vivo de diversas pessoas. Como era de se esperar a reação da maioria é espanto ou desqualificação do tema. Muitos falam pra eu parar de escrever sobre UFOs porque é o caminho pra cair em descrédito. Outros já falaram pra eu parar de escrever, mas não justificam o motivo, provavelmente por medo da minha reação.  

Em compensação outras pessoas às quais respeito muito vieram falar comigo sobre o tema com o devido respeito e seriedade; não tratando o assunto como piada ou "pisando em ovos" pra falar comigo. Admito que entre essas pessoas fiquei surpreso com o fato de três delas partilharem da minha opinião sobre o tema, mas que não se expõem por medo de serem prejudicadas, seja no seu emprego, seja entre nosso circulo de amigos. São três pessoas que eu sinceramente não esperava interesse nenhum por tal tema, principalmente por seu histórico ativista.

Pra infelicidade dos que querem que eu encerre essa seção vou continuar alimentando-a e suscitando esse debate, pois considero o tema tão importante quanto qualquer outro deste blog. Como já afirmei antes vou tratar apenas de casos que sejam objeto de estudos rigorosos ou que tenham o mínimo de reconhecimento oficial. Se isso é motivo para a pessoa parar de ler meu blog ou parar de me levar a sério não se sinta obrigada a falar comigo, estará me fazendo um favor se deixar de ser hipócrita. Não preciso da benção de ninguém para escrever sobre o assunto que eu quiser!

Desabafo feito vamos aos negócios.

Recentemente a Inglaterra se juntou à França na atitude de revelar ao público seus arquivos secretos sobre UFOs. Ambos os governos estão disponibilizando ao público todos os seus arquivos sobre o tema.  Isso indica uma tendência mundial de abertura de arquivos secretos sobre UFOs em contraposição à política de acobertamento do governo norte-americano. Mas tenho minhas dúvidas sobre até que ponto esses governos estão abrindo seus arquivos de verdade. A possibilidade de ser uma estratégia de desinformação ou uma nova forma de acobertamento é grande. Mesmo assim são fatos de grande importância, haja visto que uma boa porcentagem dos arquivos liberados contém casos aonde os governos não encontraram explicações.


A liberação dos "X-files" ingleses e franceses dá fôlego à campanha brasileira UFOs: Liberdade de Informação Já, que desde 2004 pressiona o governo a liberar os arquivos secretos sobre três casos emblemáticos da ufologia brasileira: 1)a Operação Prato de 77, quando UFOs atacaram a população de Colares, no Pará, durante mais de 4 meses e uma tropa de elite do PARASAR foi enviada para investigar o caso. O caso adquiriu notoriedade na época e foi relembrado em 97 após o comandante da Operação Prato, Capitão Uryangê Hollanda, confirmar em entrevista à ufólogos que a operação Prato entrou em contato com extraterrestres; 2) a Noite Oficial dos UFOs, quando o espaço aéreo brasileiro foi invadido por mais de 20 UFOs que foram perseguidos por caças e avistados por milhares de pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos e 3) o caso do ET de Varginha, que conta com diveras testemunhas civis e militares.

*Abaixo algumas matérias sobre a abertura dos "X-files" ingleses e franceses. No final deste post há uma relação de países que já admitiram a existência de UFOs.



Governo britânico pretende acabar com especulações sobre UFOs e abre seus arquivos secretos

O Ministério da Defesa britânico pretende abrir gradualmente ao público nos próximos meses seus arquivos secretos sobre aparições de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), segundo relatos publicados na imprensa local. De acordo com o jornal The Observer, a intenção do governo é acabar com as especulações sobre as supostas informações secretas relacionadas ao tema.

Segundo o Daily Telegraph, serão divulgados um total de 160 arquivos sobre investigações de supostas aparições de OVNIs. Os arquivos contêm informações sobre mais de 7 mil relatos de OVNIs recebidos nos últimos 30 anos pelo serviço de inteligência do ministério a cargo das investigações. Sem explicação Em cerca de 5% dos relatos, as investigações não teriam conseguido chegar a uma explicação para os OVNIs.

O Observer comenta, porém, que a divulgação dos arquivos deve, na avaliação de alguns especialistas, mostrar que a maioria dos incidentes envolvendo OVNIs foram atividades militares como lançamento de mísseis, testes de protótipos de aeronaves e outras atividades durante a Guerra Fria.

Mas o jornal observa que, ainda assim, o governo deve continuar sob pressão dos que crêem que nem todas as informações coletadas pelo Ministério da Defesa serão tornadas públicas. No ano passado, o governo da França já havia aberto os seus arquivos secretos sobre OVNIs, disponibilizados na internet.

França divulga arquivos sobre Ovnis
EFE 23 Março 2007

Mais de 100 mil páginas sobre observações misteriosas serão
disponibilizados na rede.


Agência francesa não tem explicação para um em cada três casos.

A França se transformou nesta quinta (22) no primeiro país do mundo a publicar na internet os arquivos de seu grupo de cientistas dedicados à busca de Ovnis e à pesquisa de fenômenos aeroespaciais não identificados.

Os 1.600 casos analisados pelo Grupo de Estudo e de Informação sobre Fenômenos Aeroespaciais Não Identificados (Geipan, sigla em francês) serão paulatinamente publicados na rede e poderão ser consultados por qualquer um.

Embora o grupo não existisse até a década de 70, o primeiro testemunho do tipo foi recolhido na França em 1937. Como aperitivo, os aficionados e especialistas poderão ter acesso a 400 casos através da página do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), do qual depende o Geipan. O restante dos dados, incluindo 6 mil testemunhos e 3 mil interrogatórios serão publicados com o tempo. No total, cerca de 100 mil páginas estarão à disposição do público.

Ali, podem ser encontradas as investigações, os dados e as provas dos casos estudados pelo grupo de cientistas que, em muitas ocasiões, teve que concluir que se tratava de fenômenos inexplicáveis.

"Não se deve esperar de nossos arquivos revelações, mas esperamos que sirvam aos cientistas, e que o fenômeno dos Ovnis se transforme, finalmente, em um objeto de estudo como qualquer outro", explicou o atual responsável pelo Geipan.

Alguns casos serão paradigmáticos na história da busca de Ovnis, como o avistado pelos membros da tripulação de um vôo francês. Um objeto que descreveram como algo em forma de lentilha, com cerca de 200 a 300 metros de diâmetro foi claramente visto perto de Paris pelo piloto, o co-piloto e outro membro da tripulação de um vôo da Air France que ia de Nice a Londres, em 28 de janeiro de 1994.

Os radares do Exército francês também detectaram seu rastro, o que levou os especialistas a considerá-lo um Ovni, por não encontrarem outra explicação razoável. Também não encontraram explicação científica para o relato de um pedreiro aposentado que assegurou que, em 1981, viu pousar, perto de seu jardim, uma espécie de disco voador de cerca de 2,5 metros de diâmetro.

Quando os cientistas foram investigar o caso, encontraram provas incompreensíveis: o lugar no qual supostamente aterrissou a nave espacial apresentava restos de terra que, segundo os laboratórios consultados, tinha sido submetida a temperaturas em torno de 600°C e tinha suportado um objeto de entre 500 e 700 quilos. Além disso, a análise dos pés de alfafa que estavam perto do lugar revelou que os vegetais sofriam um enfraquecimento no processo de fotossíntese que os botânicos só puderam explicar como conseqüência de contato com um campo elétrico intenso. Provas suficientes para qualificar o caso como inexplicável.

O trabalho do Geipan permitiu, também, dar uma explicação científica a outros casos ou descobrir superstições baratas. Em 1979, o grupo desmascarou alguns feirantes que contaram à imprensa que um deles tinha sido seqüestrado por extraterrestres. Seis anos depois, os cientistas encontraram uma explicação razoável para que uma bomba alemã da Segunda Guerra Mundial tivesse caído em um campo em que trabalhavam dois agricultores: os nazistas tinham escondido armas em uma restinga próxima e, com o tempo, a nitroglicerina ativou-se sozinha.

Desde sua criação nos anos 1970, o Geipan não teve explicação para um em cada três casos.

Países que já admitiram oficialmente a existência de UFOs:
    
Gevaerd

Extinta URSS
, em 1969. O então ministro das Ciências foi à TV e admitiu que a União Soviética considerava o assunto UFO como muito sério e afirmou ser uma nova obrigação dos cidadãos soviéticos relatar às autoridades todas e quaisquer observações destas naves. Após o programa, mais de 100 mil cartas foram recebidas com tais relatos, enviadas por pessoas de todos os cantos da URSS. Nunca mais o governo soviético tocou no assunto…

França, em 1976. O próprio presidente Alain Giscard d’Estaing apresentou-se num programa especial de TV e confirmou que os UFOs existiam, que eram extraterrestres e que estariam se aproximando da Terra. Nesta oportunidade, perante a estupefacta opinião pública, mostrou dezenas de fotos e filmes de UFOs sobre o país e fundou uma entidade oficial de pesquisas ufológicas, o Groupment d’Études des Phénomènes Aeriens (Gepan). O organismo está funcionando até hoje, instalado numa sala nos arredores de Paris e sobrevivendo com pouquíssimos recursos. Seu diretor atual é Jean-Jacques Velasco, que no ano passado
esteve envolvido no Relatório Sturrock, que "ressuscitou" o assunto UFO nos meios científicos.

Argentina, em 1978. Num arroubo de popularismo, o então presidente admitiu que os UFOs existiam, mas não entrou em detalhes. Hoje sabe-se que a Força Aérea Argentina tem um programa oficial e semi sigiloso de pesquisas ufológicas.

Uruguai, em 1982. Um ex-presidente admitiu que os UFOs existem e confirmou a existência de uma entidade de pesquisas do assunto dentro da Forca Aérea Uruguaia, fundada em 1979. É a Comisión Receptadora e Investigadora de Denuncias OVNI (Cridovni), uma entidade aberta e mista de civis e militares, mas extremamente céptica – seus membros utilizam metodologia atrasada e sequer crêem em abduções…

Brasil, em 1986. Durante uma intensa onda ufológica que durou vários dias de maio daquele ano e que culminou com o que ficou conhecida como a noite oficial dos UFOs no Brasil, o então ministro da Aeronáutica Octávio Moreira Lima admitiu que os radares do Cindacta e os dos aeroportos do Rio, São Paulo e Belo Horizonte estiveram detectando mais de 20 objetos não identificados com cerca de 100 m de diâmetro cada, entupindo as principais aerovias do país. Lima prometeu um relatório sobre o assunto em 30 dias. Hoje, passados 12 anos, tal relatório ainda não se materializou…

Bélgica, em 1994. Em meio à uma fantástica onda ufológica que assolou o país naquele ano e seguintes, especialmente envolvendo observações de misteriosos triângulos voadores, o ex-ministro de Defesa da Bélgica, deBrouer, admitiu que o assunto é serio e que a Forca Aérea iria pesquisa-lo oficialmente. Há rumores de que haja um centro de pesquisas estabelecido, mas nada está confirmado.

Chile, em 1996. O general e atual senador vitalício Ramón Vega, amigo do ex-ditador Pinochet e de 9 em cada 10 militares do país, conseguiu levar o debate ufológico para os meios oficiais, com certeza forçado pela crescente onda ufológica que atinge o Chile e que inclui ocorrências em plena luz do dia sobre Santiago. Vega estimulou e conseguiu que fosse fundado o Centro de Estúdios de Fenómenos Aeroespaciales (CEEFA), dentro da Força Aérea Chilena. Este organismo é misto e o representante de UFO no Chile, Rodrigo Fuenzalida, toma parte em suas discussões e pesquisas.

Espanha, em 1997. O país admitiu que os UFOs existem em varias ocasiões, a última delas há alguns anos. Desde 1993 a Forca Aérea Espanhola vem liberando pedaços desconexos de documentos oficiais sobre o assunto, o que levou ufólogos do mundo todo a suspeitarem de manobra política. Só casos menores e sem importância são divulgados, ainda assim distorcidos. Os casos mais complexos são sonegados.

This entry was posted in UFO - OVNIS. Bookmark the permalink.

4 Responses to França e Inglaterra abrem seus arquivos secretos sobre UFOs. E o Brasil?

  1. Eu já estava desistindo de tecer comentários a respeito de Objetos Voadores, mas dai vi teu site, ainda que tenha receio, vou te relatar um fato que ocorreu comigo em 1986, no auge das aparições de OVINIs no Brasil.
    Por volta da meia-noite de um dia muito frio, de julho, eu me dirigiria a Porto Alegre, por estrada deserta e tinha medo de dormir ao volante. Parei na Estação Rodoviaria de Bage e perguntei se alguem gostaria de viajar comigo, não precisaria pagar nada, seria apenas um companheiro para conversar e evitar o sono. Um senhor de nome Amador, funcionario dos Correios, vizinho de meu pai, que não ,havia adquirido passagem aceitou.
    Percorremos duzentos quilometros e paramos num Posto de Parada em Cachoeira do Sul, a trinta quilometros da cidade, parece que o nome era Constante ou Muller, se i que o mais conhecido dos seus nomes era PAPAGAIO. Tomamos um cafe e por volta das 3h e 30 min voltamos à estrada. Percorri uns dez quilometros por uma estrada que possui retas de mais de cinquenta quilometros. Não aparecia ninguem na contra-mão, até que de repente uma luz se aproximava em altissima velocidade, comentei com o caroneiro que se tratava de um caminhão com um só farol, para não assustá-lo, pois a intensidade da luz era tal que iluminava o campo, para quem entende de Artilharia, se parecia, aquela luz, com um tiro de carga iluminativa (à base de magnesio) que torna o campo de batalha um dia de sol. Como aquilo não diminuia a velocidade resolvi parar no acostamento e deixar que passasse para retornar a viagem. Em dois minutos aquele bolido iluminado se aproximou de meu carro, diminuiu a velocidade e como se estivesse nos protegendo de uma colisão mudou levemente a trajetória para a sua direita e começou a subir em direção ao infinito. A sua passagem durou alguns segundos, mas foi, com certeza, uma das melhores visões que alguem poderia ter de um Ovni. Era como um avião sem asas, um charuto apenas, mas de diametro igual a um Boing 747, com uns trezentos metros de comprimento e em seu entorno o que se parecia com janelas, emitia luzes de varios tons, indo de um vermelho muito forte até aquela luz de magnesio, de um azul quase branco. Naquele momento parecia querer se mostrar, pois não tinha grande velocidade e a sua passagem foi, para nós algo de inenarravel, ficamos quietos só observando aquela nave ou seja lá que nome tenha, desfilar sua grandiosidade naquele deserto a cento e oitenta quilometros de Porto alegre. Depois que seu comprimento todo passou, assumiu uma trajetoria em direção aos infinito e acelerou apenas com uma iluminação amarela, que tomou o lugar de todas as outras, e em completo silencio rumou para o infinito, até sumir. Combinamos não comentar nunca com ninguem, mas depois, parece que aquilo foi um sonho, com o passar dos anos não vi mais o Amador e para alguns amigos que tambem tiverão aparições de OVNIs, eu contei esta maravilhosa aventura que vivi numa noite de lua cheia e muito frio no Rio Grande do Sul.
    Para encerrar, o que me motiva escrever é que a Região da parição fica a 100 kms da Mina do Camaqua, lugar de muitas aparições de discos voadores, principalmente para pessoas que nem sequer sabem descreve´los.
    Se for do seu interesse divulgue. tenho mais quatro passagens sobre aparições de Ovnis, felizmente nenhuma eu vi sozinho.
    Um abraço
    ]Joao de Deus

  2. Suzette says:

    Em 1974 eu passava as férias com meu marido e irmão em Santos. Fomos até a Ilha Porchat que possui uma vista muito bonita e paramos para aprecia-la, quando vimos um ovni maravilhoso e imenso que fez acrobacias e de repente numa velocidade incrível,nos deu a impressão de cair. O jornal santista, que me lembre a Tribuna, noticiou o ocorrido e a chamada da matéria dizia assim: Objeto não identificado cai no mangue.
    E deve mesmo ter saído por baixo da terra.
    Eu vi o objeto de uma beleza incrível e foi uma experiência maravilhosa. Muitas pessoas que ali estavam também viram, mas infelizmente todas se calam, inclusive meu marido, por receio de ser chamado de louco. Só sei que o ovni é espetacular e nenhum homem deste planeta, seria capaz de
    construir nada semelhante. Não pare de escrever sobre este assunto, meu amigo. O que não falta neste mundo são os chamados Tomés, infelizmente.
    Eu acreditei antes da oportunidade de ver e fui presenteada.
    Abraço

  3. renato nunes says:

    Olá fico muito apreensivo com estes fatos pois acho que a hora esta chegando.gostaria de saber mais sobre estes assuntos,penso que envolve muito a sociedade em termos de preconceitos religiosos e outros,talves estes sejam um dos motivos que existam tais bareiras das autoridades em fazerem mais revelações. obrigado.

  4. Vander Lúcio Costa says:

    Voçê já pensou que OVNES podem sair das profundesas do mar,afinal ninguém conseguiu explorar o fundo do mar.A propósito de todas os países que ocorreram as aparições o lugar mais distante do mar é a extinta URSS,e ainda sim a Rússia e banhada pelo Oceano Àrtico e Pacífico Norte.

Comments are closed.