Bakunin Maçon

Bakunin
Sempre tinha ouvido falar que Proudhon e Bakunin eram maçons, mas nunca havia encontrado algo que comprovasse essa afirmação. Porém, esses dias um amigo enviou-me o link de uma maçonaria laica francesa, o Grand Orient de France, que afirma que Bakunin esteve entre seus membros ilustres, ao lado de Garibaldi e outros esquerdistas.

Dei uma fuçada no site e vi que são um tipo de maçonaria que, até onde eu sei, não existe no Brasil. No Brasil, as tradições maçônicas existentes exigem que o membro seja devoto de alguma religião e também não costumam adotar causas políticas de esquerda. Já o Grand Orient de France, além de laico, adota causas políticas bem progressistas. Por exemplo: no site deles encontrei um tópico que se chama "luta contra a extrema-direita" e outro "direitos dos imigrantes".  Bom, pra aceitar Garibaldi, Bakunin e outros esquerdistas revolucionários como membros nada mais natural que seja uma maçonaria diferenciada.

Abaixo reproduzo um trecho do site que cita Bakunin: 

"Nós somos os herdeiros de homens e mulheres que a sua maneira
contribuiram para a melhoria da Humanidade : Voltaire, La Fayette,
Garibaldi, Auguste Blanqui, Victor Schoelcher, El Emir Abd El-Kader,
Luise Michel, Bakounine, Jean Zay, Félix Eboué, Pierre Brossolette e
tantos outros dos quais estamos orgulhosos de saber que enriqueceram
com sua presença nossas Lojas. Na verdade, o Grand Orient de France é
um defensor que vigia os princípios de sua divisa que é a mesma da
República: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade". É por isso que o Grand
Orient de France está tão unido à liberdade absoluta da consciência
garantida pela laicidade das instituiçöes. É por essa razão que o Grand
Orient de France se opõe energicamente ao racismo e aos inimigos da
democracia."

A seguir algumas das lutas que receberam apoio do Grand Orient de France:

"Já seja pela abolição da escravatura com Víctor Schoelcher, pela criação da escola pública gratuita laica e obrigatória com
Julio Ferry, mais próximo a nós a obra de Arthur Groussier com a
legislação da Magistratura do Trabalho, a proteção das mulheres e das
crianças no trabalho, depois a redução do tempo de trabalho, as férias
pagas, etc., são um dos tantos problemas estudados nas Lojas Maçônicas
do Grand Orient de France e transformados em Lei da República pelos
Homens iluminados e à vanguarda do progresso de seu tempo."

 

This entry was posted in Ideologia. Bookmark the permalink.

3 Responses to Bakunin Maçon

  1. Tupy Correa says:

    respeitosamente.
    Sou Tupy Correa,
    Para quem não me reconheceu, sempre digo que sou maçom.
    É Hobbes e Rouseau, se escrevi os dois nomes certo.
    uma chave para o conhecimento da orientação dos nossos pensamentos:
    a)-“é culpado até que prove a inocência”; b)-“é inocente até que se prove a culpa”.
    Dois pensamentos antagônicos e que vez por outra, todo dia nos deparamos com alguém pensando assim ou assado, e assim justificando sem saber Hobbes e Rosseau.
    Eles viveram a época que marcou o final do direito divino, que dizia que certo homem era soberano por vontade expressa de deus, talvez Hobbes por ser mais velho deu respaldo a origem do burguês transnacional quando se enterrou o senhor feudal.
    Foi nesta época, que clamou-se por um espaço que pudesse abrigar intelectuais com o propósito de se discutir uma nova ordem para a sociedade.
    Foi na “maçonaria operativa” uma sociedade hermética esotérica e corporativa que se encontrou o lugar certo. Acredito tenha sido no final do séc. 17 início do séc. 18 e assim, o homem como força de trabalho a humanidade enterrava com a ascensão da burguesia e revolução industrial foi o fim da maçonaria operativa
    Surgiu então a maçonaria especulativa, guardando nas ferramenta operativas como esquadro compaço símbolos de elevado valor moral e incorporando espadas medalhas que nada mais eram do que adereços da vaidade agraciando a diferença entre os iguais.
    Ainda quem trabalha pela redução é réu confesso que trabalha pela manutenção, seja qualquer forma que se apresente a desigualdade.
    O mundo então teve duas maçonarias universais: uma azul, outra vermelha; uma saudando o rei outra aclamando a liberdade, igualdade, fraternidade; uma na França outra na Inglaterra. Cabe lembrar que dom Pedro português, quando imperador do Brasil, foi o chefe da maçonaria brasileira o “Guatmozim”.
    A ingerência depõe contra quem a impõe como também contra quem a aceita.
    Feridas amargas provocadas pela maçonaria, desrespeito a liberdade, desconsideração para a igualdade. É a ignorância maçônica, pousar para as fotografias como um clube de serviço, e seus membros travestidos de mandraque.
    O Brasil é ou foi refém da maçonaria do rei, a inglesa. Nos protocolos maçônicos internacionais assinados entre os dois paises, uma série de regras a se respeitar, mesmo desconsiderando que o documento é de irmãos que tem como princípio a liberdade, a igualdade, a fraternidade e existem maçonicamente se intitulando obreiros da humanidade, construtores da sociedade.
    É então comum nos deparar, mesmo na internet com situações discriminatórias, que interrompem o diálogo virtual, na rede social, homem, mulher, desta ou daquela outra maçonaria.
    A maçonaria francesa passou a conviver com certas vertentes maçônicas brasileiras, a partir creio que da fundação da comab o do ingresso a comab do paulistinha. Quando se teve um acesso maior de documentação sobre uma maçonaria laica.
    A França abriga o clipsas que é uma organização internacional da maçonaria liberal, assim laica, com profundo respeito e incentivo a liberdade absoluta de consciência reconhecendo-se fiel apenas á suas mensagens pela tolerância, pela fraternidade e união.

  2. xFrangox says:

    Sou anarquista tbm e tenho um interesse pela maçonaria… na Verdade a Maçonaria Brasileira também prega contra o Nazi-Facismo. e para buscar uma loja que tenha algo a ver com o Grande Oriente da França basta procurar alguma loja aqui no Brasil que siga o Rito Francês(ou Rito Moderno) inclusive li em algum site ai an internet que um dos que ajudaram a escrever o manual do Rito Moderno foi Proudhon…

    já temos uma grande diferença entre este rito e os outros pois enquanto os outros falam em Glória ao Grande Arquiteto do Universo este dá uma enfase maior na Liberdade, Igualdade e Fraternidade…
    Pessoalmente apesar de ter minha convicções religiosas prefiro instituições laicas…

    Abraços Libertários

  3. prof says:

    pois entao, eu tambem tinha ouvido sobre isso e estava ciente que era uma maconaria bem diferente. Na verdade vem de uma forte inspiracao racionalista e cientifica que era vigente na epoca. Gostei dos detalhes.
    Sabia dessa mesma loja na Espanha que tinha um monte de anarquistas e outros socialistas. O mais ilustre creio ser o Francisco Ferrer i Guardia. Olha esse texto que me parece bem interessante sobre ele e a sua relacao com a maconaria.
    http://www.agustincelis.com/id67.htm

    ei isso ai Taka!
    Abracao
    prof

Comments are closed.