Poucos sabem, mas Albert Einstein – físico alemão que descobriu a teoria da relatividade – era um socialista declarado. Seu socialismo manifestava-se em posições políticas muitas vezes controversas, mas sempre com o objetivo de criar um mundo harmônico e igualitário. Em 1921, Einstein acompanhou uma delegação Sionista à Palestina. Ele propôs para a Palestina um estado baseado no modelo suíço, aonde muçulmanos e judeus poderiam viver lado a lado e em paz.
No início, foi a favor da construção da bomba atómica para derrotar Adolf Hitler, mas depois da guerra fez pressão a favor do desarmamento nuclear e de um governo mundial. Foi-lhe proposto o cargo de presidente de Israel, que recusou. Do ponto de vista religioso, era próximo do deísmo de Spinoza: acreditava que Deus se revelava através da harmonia das leis da natureza e rejeitava o Deus pessoal que intervém na História. Disse, um dia, que dentre as grandes religiões preferia o Budismo.
Pelo fato de defender os direitos civis, Einstein, chamou a atenção do FBI, que o investigou sob a acusação de pertencer ao Partido Comunista. O governo americano recentemente liberou os arquivos que contêm sua visão sobre Einstein e suas atividades pessoais e políticas. Em um desses arquivos comenta-se que o cientista era "inadmissível para os Estados Unidos" por várias razões, principalmente porque, segundo as palavras dos serviços, criava e ensinava uma doutrina anarquista, além de ser membro e afiliado a grupos que admitiam "atuar ilegalmente contra os princípios fundamentais do governo organizado".
Procurei alguns textos de Albert Einstein que abordassem o socialismo, mas só encontrei o texto "Por que Socialismo?".
É um texto bem singelo, mas que demonstra sua apurada capacidade de análise política, destacando-se sua observação a respeito do papel dos meios de comunicação, ainda em 1949. Outros fatores analisados por Einstein foram a relação do indivíduo com a sociedade e a centralidade da ética numa prática socialista. Abaixo, colei um trecho que edemonstra a visão de socialismo democrático defendida por Albert Einstein:
"A realização do socialismo requer a solução de alguns problemas sócio-políticos extremamente difíceis: “como é possível, considerando a muito abarcadora centralização do poder, conseguir que a burocracia não seja todo poderosa e arrogante? Como podem proteger os direitos do indivíduo e mediante ele assegurar um contrapeso democrático ao poder da burocracia?”
Ter claras as metas e problemas do socialismo é de grande importância nesta época de transição."
einstein foi um homem que defendia os valores que acreditava e achava justo para o bem estar da sociedade.Estes valores fizeram dele um homem decidido,justo e leal para a humanidade.A sua coragem e determinação, o amor pela justiça divina, foram os factores que fizeram dele um homem do bem , justo,leal e um grande genio enviado pelo criador para ajudar a humanidade não so no ponto de vista cientifico como moral. Obrigado senhor por nos envinhar aqui na terra um dos maiores genios da ciencia e psicologia para a humanidade.
éeeee ta bom
Texto muito interessante e bem informativo. Interessante saber q o Einstein tinha ideais e os defendia.
Que isso seja seguido como exemplo!
n sabia dessa. boa !