Índios Lakotas declaram sua independência dos EUA e buscam relações com Venezuela e Bolívia

Essa é pra fechar o ano:
 
Os povos originários da Nação Lakota declararam sua independência dos Estados Unidos no dia 19 de dezembro de 2007. Os membros mais ilustres dessa nação indígena são Touro Sentado, Cavalo Louco e Leonard Peltier (preso político norte-americano há mais de 31 anos). O motivo apresentado pelos Lakotas é o reiterado descumprimento dos acordos firmados há mais de 150 anos entre o governo e seus ancestrais. Diante dessa situação os Lakotas decidiram romper esses acordos de forma unilateral, informando a decisão ao Departamento de Estado e iniciando relações diplomáticas com Venezuela, Bolívia, Chile e África do Sul.
 
Os Lakotas afirmam que o direito à sua independência – pela qual vêm lutando desde a década de 70, quando foi preso o líder indígena Leonard Peltier – está garantido pelos acordos que acabaram de romper, pela constituição norte-americana e por leis internacionais.
 
 
Metade da nação Lakota se situa no estado de Dakota do Sul, enquanto o resto vive dividido entre Nebraska, Dakota do Norte, Montana e Wyoming. Seus integrantes têm uma expectativa de vida de apenas 44 anos e sofrem de uma taxa de suicídio 150% maior do que a média dos EUA. Os integrantes do novo país têm a intenção de colocar em prática seu próprio passaporte, administração pública e carteira de habilitação de motorista. 
 
As comunidades da nação Lakota, assim como todas as nações indígenas dos EUA, são beneficiárias do programa de distribuição de combustível para calefação patrocinado pela CITIGO, subsidiária norte-americana da estatal venezuelana do Petróleo PDVSA.   
 
Links:
 

Clip do Rage Against the Machine em homenagem à luta Lakota 

 
 
 
 
 
This entry was posted in Internacional. Bookmark the permalink.

2 Responses to Índios Lakotas declaram sua independência dos EUA e buscam relações com Venezuela e Bolívia

  1. Paulo Henrique says:

    Sem duvidas Ubirajara, os canais de comunicação estão silenciosos. O governo americano mais uma vez bloqueia tais noticias, pois se chocam com sua tão teórica liberdade dos individuos. Como podem, serem tão relapsos com um povo, dentro de suas fronteiras e ao mesmo tempo “dizerem” lutar pelos direitos de nossos nativos? A resposta é simples: não buscam os direitos dos nativos brasileiros, mas sim, adquirirem direitos das riquezas minerais e outras mais, as quais encontram-se nas reservas “indigenas” brasileiras. Faço mina as tuas palavras: O MUNDO PRECISA SABER DISSO! LIBERDADE PARA LEONARD PELTIER! Acrescento ainda: A comunidade internacional necessita urgentemente o cumprimento das dezenas de tratados que garantiriam o pagamento pelas terras “tomadas”, inclusive às Black Hills (Paha Sapa), e que garantiria um padrão de vida a um povo que vive abaixo da miséria dentro de um Estado “democrático” que possui como escopo, tão somente o beneficio de determinada classe.

  2. Ubirajara Rodrigues says:

    Muito interessante a matéria, visto que os costumeiros meios de comunicações oficiais nada disso divulgam. É como nos tempos atuais inexistissem tais fatos: “separatismos”… Pois os fazedores da “história” sempre são os “heróis” de causas fortalecedoras da dominação, desumpridora de acordos tal qual a 150 anos assinaram com os ancestrais de Leonard Peltier. Será que pretendem fazer desaparecer o Povo Lakota, assim como fizeram desaparecer tantos outros no território dos Estados Unidos, em nome do “Eldorado”? Isso é terrivel! O MUNDO PRECISA SABER DISSO!
    LIBERDADE PARA LEONARD PELTIER!

Comments are closed.