O Punho da Serpente Sagrada

Comecei a treinar Kung Fu estilo Shen She Chuen (Punho da Serpente Sagrada). Estou a pouco tempo, mas sinto que é o estilo que sempre procurei na minha vida. Pra ajudar na difusão de sua prática postei um texto bem didático com seu histórico e principais técnicas. Na minha opinião toda militância deve estar ligada à alguma atividade física que cultive a saúde, a ética e a disciplina do praticante.


Abraços e boa leitura.

Site da Escola Liberdade
————————————————————————————————-
Shen She Chuen – Punhos da Serpente Sagrada

Mesmo não sendo um estilo muito divulgado no ocidente, o SHE CHUEN é muito popular em algumas regiões da China, sudeste asiático, Malásia e Indonésia, onde as variedades são tão numerosas que se torna difícil mencioná-las.

Nestes países, as cobras são usadas freqüentemente na medicina e essa combinação de "veneno letal" e "medicinal" dão uma aura de mistério a este réptil.

O Templo do Bambu, na província de FU JIEN especializou-se no treino de SHE CHUEN e lá encontramos formas e técnicas das mais variadas como: TCHIN SHE (Serpente Dourada), SHE WAN (Serpente Rei), LU ZHU SHE (Serpente do Bambu Verde), entre outras.

Elementos de outros estilos, como o TIGRE e o GATO, foram incorporados às técnicas originais. Da mesma forma, muitos chutes do PEI SHAO LIN (norte), foram adicionados para completar o sistema. Vários estilos como o TAI CHI CHUEN, HSING-I CHUEN e WING CHUN, cederam técnicas ao estilo.

Nosso estilo é o SHEN SHE CHUEN, desenvolvido por HSU YIN FONG que foi discípulo de um grande monge que dominava muito bem o SHAO LIN SHE CHUEN, chamado LIN CHIN HO.

Conta-se que o monge LIN e um amigo seu chamado LONG FON CHAN, perito na forma PAI HOK CHUEN (Garça Branca), junto com mais sete mestres de estilos diferentes, fundaram uma ordem chamada TCHÍOU LONG SHI (A Ordem do Nove Dragões). Como se tratava do período do domínio MANCHU, era comum na época o surgimento destas entidades que tinham como objetivo divulgar e treinar jovens contra o regime vigente que tanto maltratava o povo.

Da convivência entre os dois mestres e da prática diária comum entre os mesmos, surgiu uma técnica na qual sua principal seqüência era executada por duas pessoas, que veio a ser chamada HOK SHE TCHU (União da Garça e da Serpente), que foi compilada em um livro e apresentada para o restante dos mestres pertencentes à ordem. Depois da apresentação e um teste, obteve aprovação de todos os presentes.

A principal característica desta técnica era que os dois executantes se alternavam em posturas altas e baixas, ataques e defesas, estando sempre um suprindo a deficiência angular do outro, ou seja, cobrindo a abertura que por ventura ficasse na ocasião de um determinado ataque.

Com a propagação da Ordem, os MANCHUS começaram a dedicar maior atenção a ela, até que certo dia foram mandados alguns oficiais incógnitos para descobrir quem seria o responsável pela Ordem que tanto incomodava determinadas regiões. Descobertos os responsáveis, foi contratado um famoso assassino chamado CHIEN LIANG, para pôr fim nos mestres e conseqüentemente, na Ordem.

Pouco tempo depois, reunidos em uma casa, os mestres discutiam sobre o andamento dos seus propósitos, e o monge LIN expunha a todos os últimos acontecimentos enquanto os outros bebiam chá, ouvindo lentamente o narrador. Porém, o que todos não sabiam é que CHIEN LIANG, sabendo das reuniões semanais, adentrara na casa na noite anterior e envenenara a água, que foi usada na feitura do chá que todos bebiam. Portanto, escondido, CHIEN só esperava o efeito do veneno para começar a matança.

Pouco tempo passou, o veneno começou a surtir efeito e os mestres começaram a agonizar. Aproveitando isso, CHIEN, com o rosto encapuzado, começou a matar um a um todos os mestres, menos o monge LIN, que por estar narrando, havia bebido muito pouco para sofrer o mesmo efeito imediato que os outros. Assim, quando atacado, LIN teve forças suficientes para reagir e contra-atacar o matador, que teve seu ombro perfurado até a segunda falange dos dedos do monge, deixando-lhe uma marca que mais tarde o identificaria.

Ao fugir para as montanhas, quase morto, o monge foi socorrido por um jovem lenhador chamado HSU YIN FONG, que, recolhendo-o para sua cabana, medicou-lhe e o salvou da morte certa.
  

Ansiando descobrir quem era o matador, o monge LIN passou a ensinar ao jovem a sua técnica, e depois de algum tempo, YIN FONG munido de um exemplar falso do livro HOK SHE TCHU, passou a visitar várias cidades fazendo o possível para chamar a atenção para a posse do livro, pois quem tentasse obtê-lo tinha conhecimento do massacre. Assim, ele buscava identificar a marca denunciadora no ombro esquerdo.

Nesta busca, o jovem YIN FONG enfrentou diversos lutadores e líderes de diversos clãs, como por exemplo, os irmãos TING, três arruaceiros, logo depois ZHU, o quebrador de ossos, muito temido na região por sua técnica, força e tamanho.

Em seguida, membros do clã WU TANG, Madame SUEN, senhora do clã HEI LONG (Dragões Negros), PO, líder do clã KAI PAN (mendigo), a senhorita TAN do clã SZE CHUEN, mestre HUANG e sua filha HUANG JUN do clã FEI HU (Tigres Voadores), FANG HSI PING do clã ER MEI, um dos mais respeitados esgrimistas com a espada de gume duplo (chien), e finalmente, o líder do clã HEI LONG (Dragões Negros), que era ninguém menos que o matador dos membros da TCHÍOU LONG SHI, CHIEN LIANG.

Depois de uma batalha difícil, HSU YIN FONG derrotou o matador, vingando assim a morte de todos os mestres assassinados naquela que foi a última reunião da Ordem dos Nove Dragões.

O monge LIN CHIN HO continuou a ensinar HSU YIN FONG por mais alguns anos, porém, desejando maior respaldo ao aprendizado de seu pupilo, o monge LIN o recomendou a outro monge amigo no mosteiro SHAO LIN, onde YIN praticou por poucos anos. Logo depois de sua chegada ocorreu a invasão e destruição do mosteiro e ele acompanhou o monge CHIEN SIEN e outros amigos, entre eles, HU WEI QUAN, criador do estilo HUA CHUEN.

YIN FONG acompanhou o grupo até que eles foram obrigados a se separar, e visto que o monge LIN já havia falecido, ele rumou para NAN CHING, continuando o aprimoramento do que aprendera com o seu falecido e amado mestre. Em sua homenagem, passou a chamar a sua técnica de SHEN SHE CHUEN, pois SHEN em chinês significa algo como Deus, sagrado ou divino, e como o seu mestre era um monge, achou o nome adequado para identificar aquele que seria o seu estilo.

Além de uma técnica impecável, YIN FONG era possuidor de um gênio explosivo, temperamento arrogante e atrevido, o que lhe custou desafios memoráveis com lutadores famosos, entre eles: TIE TOU HOU SHAN, o famoso Monge da Cabeça de Ferro, LI AO, o grande mestre de MUO ZHANG (Palma do Demônio), o gigante BAI LAI da Mongólia, entre muitos outros, sem que nunca sofresse uma derrota.

YIN FONG andou por quase todo o sudeste asiático, TIBET, MONGÓLIA, INDIA e boa parte da China, depois, mais velho e cansado, voltou a KWANTON, onde a viúva de HU WEI KWAN, YU CHUN e seu filho HU HSUE TCHEN o acolheram e ele passou a morar no clã dos HU. Depois de algum tempo, passou a ministrar aulas do seu estilo ao filho do antigo amigo, com aulas diárias até a sua morte em 1790.

Assim, honrando seu mestre, HU HSUE TCHEN incorporou o SHEN SHE CHUEN ao currículo do HUA CHUEN, e o estilo veio passando por gerações até nossos dias.

Características Gerais

O estilo SHEN SHE CHUEN é executado com as mãos esculpindo a cabeça de uma serpente, em uma mistura de "duro" e "suave". Contando com movimentos lentos e suaves, o adversário pode surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e força, desde que bem concentrado o CHI (energia interior).

Seu objetivo nos ataques é a busca dos pontos vitais e sensíveis, buscando olhos, garganta, plexos, vãos entre as coxas e abdômen.

As Cinco Táticas

As cinco táticas indispensáveis para o nosso estilo são: VELOCIDADE, ENVOLVIMENTO, SURPRESA, FUGA e SALTOS.

VELOCIDADE: atacar com batidas rápidas e inesperadas, usando passos rápidos, ágeis e leves.

ENVOLVIMENTO: à curta distância, envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando à longa distância, aguardar a abertura em uma postura adequadamente contida.

SURPRESA atacar em diferentes ângulos.

FUGA: quebrando o contato e escapando quando o golpe não obtiver a penetração adequada.

SALTOS: para trás ou para os lados, evitando ataques desnecessários, não comprometendo os membros principais para locomoção e equilíbrio.

Depois de um certo tempo, o praticante inicia o treinamento do U TIE DI (5 dedos de ferro) e SHUAI ZHANG (palma vibratória).

This entry was posted in Artes Marciais. Bookmark the permalink.

5 Responses to O Punho da Serpente Sagrada

  1. Alonso says:

    vc nao teria algumas imagens para postar no site ?
    🙂

  2. Rubem says:

    Onde existem acadeimas desse estilo na Cidade de São Paulo?

  3. gil says:

    Oi Geo, com quem vc treinou?
    quais katis ainda sabe?

  4. Géo says:

    vc tem alguns dos catís em fotos ou desenho que poderia me enviar, se tiver ficarei grato eu comecei treinar este estilo aprendi 6 catís, mas perdi conteto com o professor e quero continuar com outros catís…se tiver fico grato.

Comments are closed.